quinta-feira, abril 30, 2015

Assembleia da UF de Agualva e Mira-Sintra aprova contas de 2014

O grupo de vogais do Movimento ena Assembleia de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra fizeram várias intervenções nos diferentes pontos da Ordem de Trabalhos. Aqui fica a declaração sobre as Contas de 2014. Uma Junta que que tem de saldo 400 mil euros, quando muito há por fazer nas freguesias e no apoio às suas comunidades, não merece a nossa confiança:

"Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da União
de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra,
Ex.mo Senhor Presidente da Junta de Freguesia,
Senhores Vogais,
Público presente,

quarta-feira, abril 29, 2015

COMUNICADO "O Peso da inércia".

A propósito da Presidência Aberta na Freguesia de Algueirão Mem-Martins

Está hoje em curso a realização da Presidência Aberta na Freguesia de Algueirão Mem-Martins, dando corpo à 2ª ronda duma iniciativa que se viu lançada no ano passado pelo Presidente da Câmara.

Com um dos objectivos que então se anunciavam a residir na identificação de problemas que pudessem nortear a intervenção camarária e os investimentos a realizar por conta deles em nome do incremento do bem-estar da comunidade, a conclusão que se legitima é que apesar das promessas e dos anúncios mais ou menos pomposos, o que redundou foi pouco mais do que “uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma”.

SÍNTESE DA 35ª REUNIÃO ORDINÁRIA E PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

A reunião realizou-se a 28 de abril de 2015, na Sala de Reuniões do Palácio de Valenças, às 9:30 horas.

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Foram feitas as seguintes intervenções pelos Vereadores eleitos pelo Movimento:
Coincidindo a data de comemoração do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho (28/04) com a data de realização desta Reunião Pública, foram apresentadas 3 Moções por se inscreverem nos objectivos subjacentes à mesma, ainda para mais tratando-se de matérias que assumem um particular significado na gestão e valorização dos recursos humanos, ganhando um particular simbolismo nesta data:

segunda-feira, abril 27, 2015

Assembleia Municipal de 23 de abril

No passado dia 23 de abril, a Assembleia Municipal de Sintra voltou a reunir para debater vários assuntos de interesse municipal.

Porque acreditamos que a partilha de informação é o  melhor caminho para envolver os sintrenses na vida da autarquia, aqui ficam as intervenções produzidas pelos deputados municipais eleitos pelo Movimento.

Deixe-nos sugestões de assuntos do concelho que entenda oportuno abordar: sintrenses@marcoalmeida.net.

quarta-feira, abril 22, 2015

Assembleia da UF de Almargem, Pêro Pinheiro e Montelavar aprova contas de 2014

A Assembleia da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar reuniu no passado dia 10 de abril, na localidade de Albogas, para discutir a prestação de contas de 2014 do Executivo liderado pelo PS e pela CDU.
Aqui fica a posição dos vogais eleitos pelo nosso Movimento:

“Cumprimentar os presentes e dar os parabéns aos Bem Entendidos de Albogas, que é uma das instituições com um maior património construído pela sua povoação.

sexta-feira, abril 17, 2015

"Sintra em Conferência" com João Soares

Estamos prestes a celebrar os 41 anos do Dia da Liberdade e por isso entendemos que é o momento oportuno para reflectirmos sobre o que mudou na vida coletiva do nosso país ao longo deste caminho trilhado com progressos mas também com desigualdades sociais.
A forma de o fazer é através da organização de  mais uma iniciativa integrada no ciclo "Sintra em Conferência e que conta desta vez com o deputado João Soares.

Contamos consigo no próximo dia 24 de abril, pelas 20h45, no auditório da Biblioteca Municipal Casa Mantero, Sintra.

Contamos consigo. Envolva-se, partilhe.
Localização: http://migre.me/pvKto

quinta-feira, abril 16, 2015

COMUNICADO - "Um município com os cofres cheios e os sintrenses com os bolsos vazios"

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou esta 3ª feira, 14 de abril, com os os votos do PS, PSD, CDU, CDS-PP e BE, a prestação de contas de 2014.
Aqui fica a declaração proferida em reunião do Executivo Municipal com os motivos do nosso sentido de voto:

"Senhor Presidente de Câmara,
Senhoras e Senhores vereadores,
Caros Colaboradores municipais, caros munícipes,

A prestação de contas de 2014 reflete a estratégia política do executivo municipal, de enriquecimento dos cofres do município, à custa tanto dos contribuintes como do enfraquecimento do tecido empresarial local ou dos beneficiários da ação social, nomeadamente da juventude, dos idosos e dos cidadãos portadores de deficiência.

terça-feira, abril 14, 2015

Voto de Pesar sobre crianças vítimas de maus tratos

Na reunião da Assembleia Municipal de Sintra, quisemos associar-nos à campanha de prevenção de maus-tratos na infância entregando uma flor com um laço azul, símbolo da campanha "Apenas o coração pode bater", a todos os presentes na sessão. Uma iniciativa simbólica tendo em conta a dimensão do problema e a morte recente de 2 crianças por violência, factos que motivaram a elaboração e apresentação de um voto de pesar aprovado por unanimidade:

SÍNTESE DA 34ª REUNIÃO ORDINÁRIA E PRIVADA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

Reunião realizada no dia 14 de abril de 2015, às 9H30 na sala de reuniões do Edifício dos Paços do Concelho.

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
Despacho nº28-P relativo à possibilidade de marcação de 3 períodos de férias, naquilo que representa um ganho em matéria de conciliação da vida familiar com a profissional. Importa dizer que restaura um direito que se via comprometido pelos despachos anteriores e cujo teor tinha provocado acesa troca de argumentos suscitados pela bancada dos Vereadores eleitos por este Movimento Independente, nomeadamente nas RC de 16 de Dezembro de 2014 e de 3 de Fevereiro de 2015 e com o tema a ter voltado a debate na última RC atendendo ao registo de situações que remetiam para a não autorização de mais do que 2 períodos de férias. Diríamos que à 3ª foi de vez e saudamos o “acto de contrição” que este último Despacho representa, na medida em que venceu a sensatez e o reconhecimento de que estava a laborar-se numa injustiça clamorosa.

terça-feira, abril 07, 2015

Resumo da Conferência "O Poder de ser Livre. É tempo de avançar?"

Rui Tavares, fundador do Partido “Livre” é escritor, tradutor, historiador, ex-deputado europeu e político.

Universalismo, Liberdade, Igualdade, Socialismo, Ecologia, Europeísmo, são os princípios do Livre, constantes da Declaração de Princípios aprovada a 16 de Novembro de 2013, assumindo que o seu lugar é no meio da esquerda.
Legalizado pelo Tribunal Constitucional a 19 de Março de 2014, nasceu em 2013, na sequência do Manifesto para uma Esquerda Livre.

sexta-feira, abril 03, 2015

A fragilidade do sistema eleitoral português

Em plena democracia nada justifica que sobre um ato eleitoral possam existir dúvidas quanto à seriedade em que o mesmo decorre e quanto ao rigor dos resultados alcançados pelos diferentes candidatos.

A Madeira viveu uma situação insólita na última eleição legislativa com o PSD a conseguir uma maioria absoluta, a perdê-la e a reconquistá-la em pouco mais de 12 horas.

quarta-feira, abril 01, 2015

COMUNICADO - "Dizer a verdade no Dia das Mentiras!"

Hoje é dia de Presidência Aberta na União de Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, cumprindo-se, assim, a 2ª ronda duma iniciativa promovida pelo Presidente da Câmara de Sintra.

Com o objectivo da primeira, realizada há pouco mais de um ano (12 de Março de 2014), a radicar na identificação