Mostrar mensagens com a etiqueta Sintra em Conferência. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sintra em Conferência. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, julho 09, 2015

A MINHA OPINIÃO...MIGUEL CRUZ

A partir de hoje abrimos aqui um espaço de opinião para dar voz a quem quer ter voz.
O Miguel Cruz, um jovem do nosso concelho que frequenta o ensino secundário, deixa-nos um texto sobre a presença da Drª Manuela Ferreira Leite no ciclo "Sintra em Conferência".
Aqui está:

Nos últimos meses, a Associação Cívica “Sintrenses com Marco Almeida” organizou uma série de conferências que trouxeram até Sintra várias personalidades ligadas à vida pública e política, de diversos quadrantes ideológicos.

Esse ciclo terminou (nesta 1ªfase), no passado dia 20 de Junho, em Massamá, sobre o mote “O que nos espera?”.

Para os jovens não há questão mais inquietante do que essa. E ninguém melhor do que aDr.ª Ferreira Leite para nos mostrar os vários caminhos, a que a atual instabilidade europeia, nos pode conduzir nos próximos anos, uma vez que é alguém com uma vasta experiência política, na qual se destacam altas responsabilidades governativas. Para além disso, têm enormes conhecimentos sobre diversas áreas, nomeadamente economia e finanças, tendo sido das primeiras pessoas a alertar para a Crise a que o país chegaria em 2008.

Sinceramente, não me desiludiu. Fazendo uso da frontalidade que lhe é característica, fez uma retrospetiva das decisões que nos trouxeram até aqui, apontou falhas e fez elogios, demonstrou sustentadamente a sua opinião sobre os atuais problemas do país e mesmo assim conseguiu (algo a que não estamos habituados) ser coerente com as suas posições e decisões passadas.

Demonstrou um enorme espírito de liberdade, de alguém que pensa pela sua cabeça e que não fica refém do que é mais conveniente de se dizer. Se calhar por isso, em vários momentos, tentaram afastá-la da vida pública e do comentário político. Esqueceram-se, porém, de que esta personalidade viveu sempre para a política e não da política, não tendo por isso “amarras” que a pudessem “destruir”, tendo demonstrado, sempre, para com o seu país um enorme espírito de responsabilidade cívica. Arriscaria a dizer que muitos portugueses hoje arrependem-se de em 2009, não a ter elegido como primeira-ministra.

Curiosamente, estes dois adjectivos que usei para a caracterizar (coerência e responsabilidade), são também eles palavras-chave do Movimento, o que demonstra que no que refere aos valores que devem pautar a nossa intervenção cívica e politica, estamos ao lado de uma das maiores referências da Democracia portuguesa e, atrever-me-ia a dizer ao lado de uma “Boa Mulher” deste país.

Para quem se dedica à causa pública é um exemplo a seguir. Tenho apenas pena que o País nunca tenha dado o devido valor a esta personalidade (em detrimento de outras). Espero que um dia o possa fazer e espero que assim se consiga enfatizar juntos dos jovens os valores que pautaram sempre o seu combate politico.

Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro. Obrigado por ter vindo à minha, à nossa Sintra, pelas ideias que nos transmitiu e por ter engrandecido, com a sua presença, esta causa que é de todos nós de “Fazer por Sintra”,

Bem-haja.
Miguel Cruz

quarta-feira, junho 17, 2015

MANUELA FERREIRA LEITE EM SINTRA

É caso para dizer que fecharemos com "chave de ouro" este 1º ciclo do Sintra em Conferência, já que nos honrará com a sua presença, no próximo dia 20 de Junho, a Drª Manuela Ferreira Leite.

A sua vasta experiência política, as responsabilidades governativas que assumiu, o profundo conhecimento sobre diferentes matérias e o espírito de desafrontada liberdade que se lhe reconhece, conferem às suas opiniões e intervenções uma sustentação e respeito generalizados, o que explica tamanha frequência com que é requerida a sua douta análise sobre questões relativas à economia e à actualidade do nosso país.

"O que nos espera?" é o mote da Conferência com que nos brindará pelas 16H00 de 20 de Junho, no Auditório do Centro Lúdico de Massamá e na qual teríamos muito gosto na Vossa presença.

AQUI: Rua das Rosas
PARTICIPE, DIVULGUE.

sábado, maio 09, 2015

Mais uma Conferência com Joana Amaral Dias

No âmbito do ciclo "Sintra em Conferência", que tem, desde Maio de 2014, cumprido com a realização de diferentes conferências, com o foco de incrementar a livre cidadania e a participação cívica, encontra-se já programada a próxima, desta vez protagonizada por Joana Amaral Dias.

Sob o mote "Somar mais gente à democracia", terá lugar no dia 15 de Maio (6ª feira), pelas 20H45, na Escola Secundária Ferreira Dias, estando a abertura e a moderação, a cargo, respectivamente, de Marco Almeida e António Capucho.
O convite é, pois, para participarem!

sexta-feira, abril 17, 2015

"Sintra em Conferência" com João Soares

Estamos prestes a celebrar os 41 anos do Dia da Liberdade e por isso entendemos que é o momento oportuno para reflectirmos sobre o que mudou na vida coletiva do nosso país ao longo deste caminho trilhado com progressos mas também com desigualdades sociais.
A forma de o fazer é através da organização de  mais uma iniciativa integrada no ciclo "Sintra em Conferência e que conta desta vez com o deputado João Soares.

Contamos consigo no próximo dia 24 de abril, pelas 20h45, no auditório da Biblioteca Municipal Casa Mantero, Sintra.

Contamos consigo. Envolva-se, partilhe.
Localização: http://migre.me/pvKto

terça-feira, abril 07, 2015

Resumo da Conferência "O Poder de ser Livre. É tempo de avançar?"

Rui Tavares, fundador do Partido “Livre” é escritor, tradutor, historiador, ex-deputado europeu e político.

Universalismo, Liberdade, Igualdade, Socialismo, Ecologia, Europeísmo, são os princípios do Livre, constantes da Declaração de Princípios aprovada a 16 de Novembro de 2013, assumindo que o seu lugar é no meio da esquerda.
Legalizado pelo Tribunal Constitucional a 19 de Março de 2014, nasceu em 2013, na sequência do Manifesto para uma Esquerda Livre.

sexta-feira, março 20, 2015

"Sintra em Conferência" com Rui Tavares

"O Poder de ser Livre. É tempo de avançar?" é o tema da próxima Conferência a realizar por iniciativa do Movimento "Sintrenses com Marco Almeida", desta feita tendo por orador convidado Rui Tavares.

Escritor, tradutor, historiador, ex-deputado europeu e político, Rui Tavares foi fundador do "Livre" - nascido em 2013 e legalizado há uma ano atrás pelo Tribunal Constitucional -, cujos princípios são o Universalismo, a  Liberdade, a Igualdade, o Socialismo, a Ecologia e o Europeísmo, assumindo que o seu lugar é no meio da esquerda.

quarta-feira, janeiro 28, 2015

Rui Rio em Sintra

No próximo dia 3 de fevereiro, contamos com a presença do Dr. Rui Rio para partilhar a sua reflexão sobre os desafios que a  democracia enfrenta.
Com a sugestiva designação "E se nada se fizer, 41 anos depois?", realizamos mais uma iniciativa no âmbito do ciclo "Sintra em Conferência" que tem permitido, ao longo do último ano, ouvir diferentes personalidades sobre temas muitos distintos.
Queremos escutar criando um espaço para a partilha e  reflexão. Contamos consigo. Divulgue.

segunda-feira, novembro 10, 2014

Numa Morais Sarmento em Conferência.

O comentador das RTP, e militante do PSD, participou no ciclo de debates "Sintra em Conferência" promovido desde maio deste ano pelo nosso Movimento.

Desta vez, a iniciativa teve por tema os desafios que o país viverá em 2015 e qual a relevância dos movimentos cívicos na regeneração de que Portugal anseia.

terça-feira, novembro 04, 2014

"Sintra em Conferência" com Nuno Morais Sarmento.






































2015, um ano de desafios políticos é o mote da próxima conferência promovida pelo Movimento "Sintrenses com Marco Almeida", no âmbito do ciclo "Sintra em Conferência" que lançámos em Maio passado, concorrendo para o debate plural de questões transversais e cuja pertinência e actualidade assumem particular preponderância. 

Tendo por orador Nuno Morais Sarmento (cujo profundo conhecimento e aturada reflexão sobre diferentes matérias são bastamente documentados no espaço semanal de comentário na RTP1) e com António Capucho a assumir a moderação, constituirá uma oportunidade para abordar os diferentes desafios que se colocarão ao nosso país e à governação em particular, pelas implicações geradas na vida de todos nós, exigindo aos responsáveis frontalidade e clareza e aos cidadãos o debate e desenho de cenários alternativos a um modelo que se pretende dinâmico e participado. E nesta matéria, também somos chamados a intervir, pelo compromisso que assumimos com Sintra e por Sintra!

Com lugar no próximo dia 7 de Novembro (6ª feira), pelas 21H00, no Auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sintra, o convite é para participarem!
Certos do Vosso interesse e agradecendo a divulgação possível, solicita-se a inscrição prévia para este mail (sintrenses@marcoalmeida.net).