terça-feira, abril 14, 2015

Voto de Pesar sobre crianças vítimas de maus tratos

Na reunião da Assembleia Municipal de Sintra, quisemos associar-nos à campanha de prevenção de maus-tratos na infância entregando uma flor com um laço azul, símbolo da campanha "Apenas o coração pode bater", a todos os presentes na sessão. Uma iniciativa simbólica tendo em conta a dimensão do problema e a morte recente de 2 crianças por violência, factos que motivaram a elaboração e apresentação de um voto de pesar aprovado por unanimidade:

"Os maus tratos são uma realidade a que infelizmente as notícias nos  confirmam, com as mulheres vítimas de violência doméstica a assumirem frequência muito preocupante.
Quando os maus tratos têm as crianças por vítimas, a dificuldade em compreender o porquê, face ao seu carácter indefeso, adensa-se  mais ainda, sem margem para desculpabilização do agressor.
Quando deles resulta a morte, não há suporte psicológico que resista e é também a nossa estrutura social e matriz civilizacional que são postas em causa.
Mas quando em apenas 4 dias duas crianças, de 6 meses e de 2 anos, morrem às mãos do pai e do padrasto, a dimensão do contranatura torna-se maior do que alguma vez poderíamos imaginar e o repúdio por quem lhes infligiu tal sofrimento ao ponto de lhes sobrevir a morte é avassalador.
É em memória dessas crianças que de modo sofrido propomos um voto de pesar.
É em nome de todas as outras, que defendemos mais e melhor prevenção.
E nesta matéria é também devido um voto de agradecimento às Comissões de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra, pelo trabalho desenvolvido ao longo destes dez anos, pelo seu incontornável contributo para que as estatísticas não nos envergonhem mais ainda, ao encontrarem soluções de vida para quem indecorosamente se encontra em risco, reservando-lhes futuros desenhados em nome do respeito e amor que lhes são devidos.

Neste contexto, a Assembleia Municipal de Sintra aprova um sentido voto de pesar pela morte recente de duas crianças vítimas inocentes de agressões de familiares e guarda um minuto de silêncio em sua memória."

Sintra, 14 de Abril de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário