quinta-feira, abril 30, 2015

Assembleia da UF de Agualva e Mira-Sintra aprova contas de 2014

O grupo de vogais do Movimento ena Assembleia de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra fizeram várias intervenções nos diferentes pontos da Ordem de Trabalhos. Aqui fica a declaração sobre as Contas de 2014. Uma Junta que que tem de saldo 400 mil euros, quando muito há por fazer nas freguesias e no apoio às suas comunidades, não merece a nossa confiança:

"Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da União
de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra,
Ex.mo Senhor Presidente da Junta de Freguesia,
Senhores Vogais,
Público presente,

 A apreciação da 1ª Revisão Orçamental tem de em conta os resultados da prestação de contas de 2014 e qual a opção deste executivo, liderado pelo Partido Socialista e a suportado pela CDU, Bloco de Esquerda e PSD.

Neste ponto da Ordem de Trabalhos é de opções políticas que tratamos e de convicções quanto à gestão dos recursos financeiros e humanos da Junta de Freguesia. E por muito que alguns queiram estar dentro do Executivo e ao mesmo tempo fora, e que outros partilhem a Mesa da Assembleia com o Partido Socialista dando um sinal claro de apoio e compromisso com a liderança, esta Revisão Orçamental é o resultado do governo da freguesia, direta ou indiretamente, por parte do PS, CDU, BE e PSD.

Este Executivo, por incapacidade ou opção, gerou um saldo orçamental de mais de 400 mil euros os quais são agora incorporados no orçamento de 2015. Significa na prática que muito ficou por fazer: prescindiu-se do investimento non espaço público, não se reforçaram as atividades de apoio às instituições de solidariedade, não se apoio como se devia as associações desportivas, culturais e recreativas. As taxas de execução dos pelouros refletem isso.
Perante a ausência de ação em 2014, podíamos ser tentados a pensar que os 470 mil euros seriam incorporados nestas rubricas. Infelizmente a opção não é essa. O Presidente de Junta. E os partidos que o apoiam, decidiram distribuir grande parte da verba disponível pelas áreas de funcionamento corrente da junta de freguesia. Prescinde-se do investimento e alimenta-se a máquina, prescinde-se das pessoas, das instituições. Deixo-vos 3 exemplos:

ORGAO 01, ao qual corresponde despesa com pessoal, materiais publicitários, equipamentos de informática e outros, o reforço é de   “48 MIL EUROS”
ORGAO 02, no qual se integram despesas com pessoal em regime de avença, locação de bens, outros serviços de atividade, o reforço é de  “34 MIL EUROS”
ORGAO 03, no qual estão incluídos pessoal contrato a termo, artistas e espetáculos e outros, o reforço é de “90 MIL EUROS”.

Exemplos Sr. Presidente, maus exemplos dizemos nós. Por curiosidade, sabem qual o reforço de verbas para famílias carenciadas? 5 mil euros, para uma freguesia que tanto sofre socialmente é muito pouco a juntar aos 5 mil que já estavam previstos em orçamento.

Exemplos das más opções que encontramos ao longo deste documento e constatamos que o reforço em rubricas designadas por “outros” é excessivamente alto.1

Sr. Presidente,
Senhoras e Senhores vogais,

Para quem tanto criticou o passado por falta de investimento, cai agora na mesma tentação. É tempo de olhar para a freguesia como um todo, de Agualva a Mira-sintra, é tempo de deixar o conforto do gabinete e passar pelas ruas e pracetas, de ouvir as pessoas, de visitar as instituições, de ser autarca na verdadeira dimensão da palavra.
Não conte connosco para apoiar opções que engordem os serviços da freguesia e emagreçam os nossos fregueses. Esse não é o caminho do Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" e é por isso que votaremos CONTRA esta proposta."

Os Vogais eleitos pelo Movimento
Álvaro Silva
Aristides Mateus
Catarina Ramos
Luís Roberto
António Loureiro

Sem comentários:

Enviar um comentário