sexta-feira, julho 31, 2015

MOÇÃO - "CELEBRAR O DIA DOS AVÓS" COM RESPOSTAS.

O grupo de vereadores do Movimento apresentou na última reunião de Câmara, dia 28 de julho, uma moção que pretende abrir caminho para a constituição de um Plano Estratégico com vista ao enquadramento e resposta aos problemas que os mais idosos sentem.
Apesar de ter sido pedido o adiamento da sua votação, acreditamos que não podemos tapar os olhos perante o tema.

terça-feira, julho 28, 2015

SÍNTESE DA 41ª REUNIÃO ORDINÁRIA E PRIVADA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA

Reunião realizada 28 de julho de 2015, na Sala de Reuniões do Palácio de Valenças, às 9:30 horas, estando presentes os vereadores Marco Almeida, José Pedro Matias, Carlos Parreiras e Márcia Chiolas.                    

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Voto de pesar pelo falecimento a 12 de Julho de Manuel Carioca, Presidente do Conselho Fiscal do Sporting Clube Vila Verde, membro da Sociedade Recreativa da Assafora, da Cooperativa Agrícola de Sintra, dinamizador da criação do Centro Paroquial e Social de S. João das Lampas e ex-membro do Executivo e Assembleia da Junta de Freguesia de S. João das Lampas.

domingo, julho 19, 2015

A MINHA OPINIÃO... HERMÍNIO SANTOS

Sintra celebra este ano 20 anos de Património da Humanidade.
Uma data histórica que nos obriga a lembrar o caminho percorrido e os desafios que temos pela frente. É neste eixo de compromisso entre o passado, o presente e o futuro que se centra o artigo de opinião do deputado municipal Hermínio Santos. Aqui fica:

“Este ano comemora-se o 20.º aniversário da classificação de Sintra como «Património Mundial» no âmbito da categoria de «Paisagem

quinta-feira, julho 16, 2015

COMUNICADO - "FUMO SEM FOGO no Banzão?"

Queremos partilhar convosco, a propósito das recentes notícias sobre o possível licenciamento de uma unidade comercial de média dimensão na localidade do Banzão - Colares, o pedido de esclarecimentos que dirigimos ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra. É importante o cabal esclarecimento quanto ao local exato, à dimensão e quem promove a operação comercial.
Aqui fica o comunicado emitido pelo nosso Movimento:

segunda-feira, julho 13, 2015

MOÇÃO - BANCO DE TEMPO PARA OS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS.

Na última reunião do Executivo Municipal, aproveitando a circunstância da comemoração do Dia Mundial da População, os vereadores do Movimento apresentaram uma moção com vista à criação de Banco de Tempo de apoio às famílias dos colaboradores municipais.
Aqui fica o texto aprovado por unanimidade:

"Considerando que o Dia Mundial da População é celebrado a 11 de Julho para

quinta-feira, julho 09, 2015

A MINHA OPINIÃO...MIGUEL CRUZ

A partir de hoje abrimos aqui um espaço de opinião para dar voz a quem quer ter voz.
O Miguel Cruz, um jovem do nosso concelho que frequenta o ensino secundário, deixa-nos um texto sobre a presença da Drª Manuela Ferreira Leite no ciclo "Sintra em Conferência".
Aqui está:

Nos últimos meses, a Associação Cívica “Sintrenses com Marco Almeida” organizou uma série de conferências que trouxeram até Sintra várias personalidades ligadas à vida pública e política, de diversos quadrantes ideológicos.

Esse ciclo terminou (nesta 1ªfase), no passado dia 20 de Junho, em Massamá, sobre o mote “O que nos espera?”.

Para os jovens não há questão mais inquietante do que essa. E ninguém melhor do que aDr.ª Ferreira Leite para nos mostrar os vários caminhos, a que a atual instabilidade europeia, nos pode conduzir nos próximos anos, uma vez que é alguém com uma vasta experiência política, na qual se destacam altas responsabilidades governativas. Para além disso, têm enormes conhecimentos sobre diversas áreas, nomeadamente economia e finanças, tendo sido das primeiras pessoas a alertar para a Crise a que o país chegaria em 2008.

Sinceramente, não me desiludiu. Fazendo uso da frontalidade que lhe é característica, fez uma retrospetiva das decisões que nos trouxeram até aqui, apontou falhas e fez elogios, demonstrou sustentadamente a sua opinião sobre os atuais problemas do país e mesmo assim conseguiu (algo a que não estamos habituados) ser coerente com as suas posições e decisões passadas.

Demonstrou um enorme espírito de liberdade, de alguém que pensa pela sua cabeça e que não fica refém do que é mais conveniente de se dizer. Se calhar por isso, em vários momentos, tentaram afastá-la da vida pública e do comentário político. Esqueceram-se, porém, de que esta personalidade viveu sempre para a política e não da política, não tendo por isso “amarras” que a pudessem “destruir”, tendo demonstrado, sempre, para com o seu país um enorme espírito de responsabilidade cívica. Arriscaria a dizer que muitos portugueses hoje arrependem-se de em 2009, não a ter elegido como primeira-ministra.

Curiosamente, estes dois adjectivos que usei para a caracterizar (coerência e responsabilidade), são também eles palavras-chave do Movimento, o que demonstra que no que refere aos valores que devem pautar a nossa intervenção cívica e politica, estamos ao lado de uma das maiores referências da Democracia portuguesa e, atrever-me-ia a dizer ao lado de uma “Boa Mulher” deste país.

Para quem se dedica à causa pública é um exemplo a seguir. Tenho apenas pena que o País nunca tenha dado o devido valor a esta personalidade (em detrimento de outras). Espero que um dia o possa fazer e espero que assim se consiga enfatizar juntos dos jovens os valores que pautaram sempre o seu combate politico.

Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro. Obrigado por ter vindo à minha, à nossa Sintra, pelas ideias que nos transmitiu e por ter engrandecido, com a sua presença, esta causa que é de todos nós de “Fazer por Sintra”,

Bem-haja.
Miguel Cruz

sexta-feira, julho 03, 2015

JUNTAS DE FREGUESIA RESPONSÁVEIS NO 125º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS DE SINTRA

A União das Freguesias de São João das Lampas e da Terrugem e a União das Freguesias de Sintra como bons exemplos no apoio às nossas comunidade.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra comemorou, no passado dia 28 de Junho, o seu 125º aniversário. Uma história já longa feita ao serviço de Sintra e das suas gentes de que muito nos orgulhamos.

Esta associação tem estado empenhada na valorização do seu património físico e humano. Têm sido muitas as iniciativas que ao longo do tempo têm sido realizadas para cumprir esse objetivo.