Mostrar mensagens com a etiqueta Juventude. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Juventude. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, outubro 05, 2015

A MINHA OPINIÃO... CATARINA CERQUEIRA

A Catarina Cerqueira é uma jovem estudante do concelho de Sintra que se tem envolvido em diferentes iniciativas cívicas ao longo do seu percurso escolar.
Participou recentemente na iniciativa da Assembleia Municipal Jovem e aqui nos deixa ficar uma breve reflexão sobre este projeto.
Atualmente no 1º ano da faculdade a estudar Ciência Política, a Catarina foi aluna da Escola Secundária Miguel Torga
Obrigado pelo testemunho.

quarta-feira, agosto 12, 2015

JOVENS COM O MOVIMENTO

A 12 de agosto de 1999, a Organização das Nações Unidas, por proposta da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa de 8 a 12 de Agosto de 1998, instituía o Dia Internacional da Juventude.

quinta-feira, julho 09, 2015

A MINHA OPINIÃO...MIGUEL CRUZ

A partir de hoje abrimos aqui um espaço de opinião para dar voz a quem quer ter voz.
O Miguel Cruz, um jovem do nosso concelho que frequenta o ensino secundário, deixa-nos um texto sobre a presença da Drª Manuela Ferreira Leite no ciclo "Sintra em Conferência".
Aqui está:

Nos últimos meses, a Associação Cívica “Sintrenses com Marco Almeida” organizou uma série de conferências que trouxeram até Sintra várias personalidades ligadas à vida pública e política, de diversos quadrantes ideológicos.

Esse ciclo terminou (nesta 1ªfase), no passado dia 20 de Junho, em Massamá, sobre o mote “O que nos espera?”.

Para os jovens não há questão mais inquietante do que essa. E ninguém melhor do que aDr.ª Ferreira Leite para nos mostrar os vários caminhos, a que a atual instabilidade europeia, nos pode conduzir nos próximos anos, uma vez que é alguém com uma vasta experiência política, na qual se destacam altas responsabilidades governativas. Para além disso, têm enormes conhecimentos sobre diversas áreas, nomeadamente economia e finanças, tendo sido das primeiras pessoas a alertar para a Crise a que o país chegaria em 2008.

Sinceramente, não me desiludiu. Fazendo uso da frontalidade que lhe é característica, fez uma retrospetiva das decisões que nos trouxeram até aqui, apontou falhas e fez elogios, demonstrou sustentadamente a sua opinião sobre os atuais problemas do país e mesmo assim conseguiu (algo a que não estamos habituados) ser coerente com as suas posições e decisões passadas.

Demonstrou um enorme espírito de liberdade, de alguém que pensa pela sua cabeça e que não fica refém do que é mais conveniente de se dizer. Se calhar por isso, em vários momentos, tentaram afastá-la da vida pública e do comentário político. Esqueceram-se, porém, de que esta personalidade viveu sempre para a política e não da política, não tendo por isso “amarras” que a pudessem “destruir”, tendo demonstrado, sempre, para com o seu país um enorme espírito de responsabilidade cívica. Arriscaria a dizer que muitos portugueses hoje arrependem-se de em 2009, não a ter elegido como primeira-ministra.

Curiosamente, estes dois adjectivos que usei para a caracterizar (coerência e responsabilidade), são também eles palavras-chave do Movimento, o que demonstra que no que refere aos valores que devem pautar a nossa intervenção cívica e politica, estamos ao lado de uma das maiores referências da Democracia portuguesa e, atrever-me-ia a dizer ao lado de uma “Boa Mulher” deste país.

Para quem se dedica à causa pública é um exemplo a seguir. Tenho apenas pena que o País nunca tenha dado o devido valor a esta personalidade (em detrimento de outras). Espero que um dia o possa fazer e espero que assim se consiga enfatizar juntos dos jovens os valores que pautaram sempre o seu combate politico.

Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro. Obrigado por ter vindo à minha, à nossa Sintra, pelas ideias que nos transmitiu e por ter engrandecido, com a sua presença, esta causa que é de todos nós de “Fazer por Sintra”,

Bem-haja.
Miguel Cruz

quarta-feira, outubro 01, 2014

Jovens ajudam a fundar a associação "Sintrenses com Marco Almeida"

São 3 os jovens que assinaram a escritura pública de constituição da associação cívica que enquadra este amplo Movimento de cidadãos sintrenses.
Ficamos todos com uma responsabilidade maior. Pelo compromisso dos mais novos ficamos vinculados com o futuro, do deles e de todos aqueles que fazem do nosso concelho o seu espaço de vida.
Tudo farei para que a sua confiança e a confiança de muitos sintrenses que em nós tem sido depositada, em diferentes momentos, não será alienada.
Este é um Movimento com um passado fundado nas raízes fortes da cidadania, com um presente feito de dedicação e com um futuro que acredito ser longo.
Deixo o meu obrigado ao João Leite, um aluno excelente e empreendedor nas novas tecnologias, à Ana Capote, uma aluna brilhante na área musical, e ao Reginaldo Santos, um desportista medalhado. Desejo que a vida vos continue a sorrir na pluralidade dos vossos sonhos e das vossas diferenças que são também as nossas.
Veja aqui o video.

terça-feira, setembro 30, 2014

Discurso da sessão de assinatura da escritura da Associação.

Independente, plural e aberto a diferentes contributos e tendências, o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” agregou muitas vontades e perfilou-se como alternativa ganhadora, pelos resultados alcançados nas Autárquicas 2013, e por