terça-feira, setembro 30, 2014

Discurso da sessão de assinatura da escritura da Associação.

Independente, plural e aberto a diferentes contributos e tendências, o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” agregou muitas vontades e perfilou-se como alternativa ganhadora, pelos resultados alcançados nas Autárquicas 2013, e por
contribuir, através da reflexão e partilha, para incrementar a participação cívica também e sobretudo numa perspectiva de cidadania exercida ao nível municipal.

Um ano depois do Ato Eleitoral que o sagrou como 2ª força política em Sintra, com pouco menos de 1700 votos, num total de 309 000 eleitores, naquilo que representaria a eleição de 4 Vereadores para o Executivo Municipal, 9 Deputados para a Assembleia Municipal, 4 Presidentes e 15 Vogais de Executivo de Junta de Freguesia e 56 Vogais de Assembleia de Freguesia, o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, dá corpo à constituição duma Associação que dele bebe o nome e os princípios em que se sustenta, para o enquadrar e melhor servir os seus objectivos.

É por isso que aqui estamos a 29 de Setembro, pelo simbolismo da data para concretizarmos na Sede do Movimento, que inaugurámos faz amanhã 3 meses, a Escritura da Associação “Sintrenses com Marco Almeida” – uma associação cívica, de direito privado, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos e que tem como primordial objectivo constituir-se como um movimento independente, de reflexão plural, que promova a cidadania e a participação cívica.

Elencam-se entre os seus propósitos:
·   Incrementar a reflexão sobre diferentes temas que interajam com aqueles que vivem e convivem em Sintra, por forma a facilitar a percepção daquilo que os afecta e contribuir para a apresentação de propostas que concorram para a sua solução;
·   Contribuir para a partilha, produção e divulgação de conhecimentos;
·   Fomentar a troca de ideias, experiências e projectos, envolvendo os munícipes, as associações, as empresas e diferentes organismos públicos ou privados;
·   Valorizar as boas práticas e contribuir para a sua partilha entre parceiros;
·   Promover e apoiar actividades que contribuam para a valorização e/ou salvaguarda do património histórico e natural concelhio, contribuindo para uma maior identificação com a comunidade,

Fazendo jus ao pluralismo e ao espírito de abertura - que é uma marca que lhe está intrinsecamente associada -, para além dos Sócios fundadores, efetivos e honorários, esta nova Associação contará com a categoria de Sócios comunitários: pessoas e entidades que queiram nela participar, sem terem direito a eleger ou ser eleitos e também sem a obrigatoriedade de pagamento de jóia ou quota, mas que poderão usufruir de toda a informação ou ter condições especiais para a frequência de ações de formação ou actividades desenvolvidas pela Associação.
Recorde-se que foi esta mesma lógica que esteve na base da confirmação da disponibilidade em ceder as suas instalações às associações concelhias, para promoção e difusão de actividades de diferente natureza e para o que será oportunamente divulgada uma Carta de Princípios que a enquadrará.

Esta iniciativa, que representa mais uma fase no nosso percurso, é boa prova da nossa profunda determinação em não desmereceremos a confiança que cerca de 32.000 sintrenses depositaram em nós e é também a prova da nossa vitalidade e da nossa aposta no pluralismo.
Os 3 jovens que outorgam a Associação “Sintrenses com Marco Almeida” expressam-no igualmente e são a expressão dum futuro que se quer ganhador e plural.
Não por acaso decidimos convidá-los. Saúdo-os e agradeço-lhes a generosidade.
Vêm-se destacando no seu percurso de vida, são diferentes, mas apostados em chegar mais além, acreditando e vencendo.
Comecemos pelo Reginaldo Santos. Só porque é mais velho!
18 anos e já muitos títulos:
4 vezes Campeão Nacional de Luta Greco-Romana;
3 vezes Campeão Nacional de Luta Livre Olímpica;
Muitas vitórias nos Campeonatos Regionais.
Uma saudação especial à Junta de Freguesia de Casal de Cambra, por via de cujo apoio nasceu a Escola de Luta Olímpica de Casal de Cambra.
Passemos ao João Leite. O canal Saloia TV foi por ele criado aos 13 anos e ao longo do tempo tem investido no seu incremento e funcionalidades.
É aluno do Técnico do Curso de Informática e Comunicações.
A Ana Capote é a última, porque é a mais nova do grupo.
Vem apostando nas artes performativas e foi através duma Escola de Música do Concelho, a Sons e Compassos, que adquiriu o 5º grau de piano e o 7º grau de canto da Trinity College London.
Frequenta o 2º ano da Licenciatura de Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa.

Termino com uma frase que ganha especial significado neste contexto:
DEVEMOS AGIGANTAR-NOS PARA FAZERMOS O MELHOR QUE PODEMOS!

É esse também o desafio de todos nós. É esse também o sentido deste projecto.

Marco Almeida
29 setembro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário