domingo, maio 10, 2015

MOÇÃO "Dar valor ao nosso património”.

A casa Ribeiro de Carvalho, integrada na Quinta da Bela Vista, faz parte integrante da memória coletiva de Agualva Cacém. Referência histórica pela mão do homem de cultura que foi Joaquim Ribeiro de Carvalho, o espaço merece um destino que dignifique a sua obra de político da Primeira República e a sua dimensão literária.

Com esse propósito, apresentámos na reunião da Assembleia da União de Freguesias de Cacém e São Marcos, do passado dia 8 de maio, uma moção que acabou por ser aprovada por unanimidade.

Aqui fica o seu texto:

"Considerando que é urgente recuperar o Património Municipal existente no espaço da União de Freguesias de Cacém e São Marcos, nomeadamente a Quinta Ribeiro de Carvalho;
Considerando que esta pretensão reuniu o consenso da maioria dos vogais desta Assembleia;
Considerando que a Quinta Ribeiro de Carvalho é parte do Património Cultural da União de Freguesias de Cacém-São Marcos e representa a memória coletiva das suas gentes;
Considerando que numa época em que urge preservar os valores inalienáveis da República e passar este testemunho às gerações vindouras;
Considerando a degradação acentuada do imóvel;
Considerando que a Câmara Municipal de Sintra tem responsabilidades na manutenção deste património concelhio;
A Bancada do Movimento Sintrenses com Marco Almeida propõe que a Assembleia de Freguesia delibere recomendar à Câmara Municipal de Sintra que seja executado um projeto de recuperação do imóvel Quinta Ribeiro de Carvalho e do espaço circundante, que possibilite o reconhecimento histórico da figura de Joaquim Ribeiro de Carvalho e a criação de um espaço de lazer para a população.  
A importância da nossa história coletiva impõe esta tomada de posição!         

Dê-se conhecimento à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Sintra.
Os Vogais da Assembleia de Freguesia
Vitor Amaro
Nuno Carlos
Domingos Massena"

1 comentário:

  1. Caro amigo
    Marco Almeida
    Estou completamente de acordo com a sua proposta !
    Eu conheço muito bem o espaço e património referido não só subscrevo as suas pretensões como acho ser um acho de justiça que é feito á figura de Ribeiro de Carvalho!
    Por outro lado também acho que daquele espaço poderia sair uma grande mais valia para o Cacem Agualva , visto ser aquele espaço muito agradável e prestar-se á convivência das pessoas .
    Forte abraço
    José Pacheco
    APAS-CC

    ResponderEliminar