quinta-feira, dezembro 04, 2014

COMUNICADO - Quando as coincidências são reveladoras de preocupantes evidências.

Há coincidências curiosas!

Apetece dizer que nem sempre pelos melhores motivos e que nem sempre se deverão ao acaso!
Senão vejamos:

Cumprem-se hoje 34 anos sobre a morte de Sá Carneiro e a ele se deve a
afirmação de que a democracia se aprende pelo exercício e constrói-se por meios democráticos.
Esse foi também o mote da Moção "Por 40 anos de Democracia", apresentada a 23 de Abril pela Bancada de Vogais eleitos pelo Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" para a Assembleia de Freguesia de Massamá e Monte-Abraão, a qual mereceu a aprovação por maioria (com a abstenção do PS).

Nesse contexto, viu-se defendido que os valores conquistados pelo 25 de Abril se espelhassem nas diferentes acções de governação local, com uma menção específica às "Presidências Abertas" e à transversalidade de representação das diferentes forças políticas, no sentido de poderem concorrer para a identificação dos problemas e para os contributos tendentes à sua resolução, naquilo que seria bem revelador duma maturidade democrática que importava caucionar e por todos os meios garantir.

E no caso concreto da União de Freguesias de Massamá e Monte-Abraão, apelava a Moção em causa para o convite extensivo a todas as forças políticas representadas ao nível municipal e da União de Freguesias quando esta fosse palco para uma delas.

Dito isto, aprovado isto e divulgado isto no site, suscita incredulidade e um profundo repúdio que na prática seja agora ignorada a matéria que se viu votada e que se actue como se duma figura de estilo se trate, atropelando os mais elementares princípios democráticos e o Regimento da própria Assembleia ao claramente desrespeitar o resultado duma votação e da sua aprovação por maioria, já que para a Presidência Aberta marcada para amanhã, 5 de Dezembro, não forma convidados para a acompanhar os reivindicados representantes!

E se por ocasião das outras 10 Presidências Abertas concretizadas nas outras Freguesias, tivemos ensejo de publicamente dar expressão àquilo que considerávamos atentatório em termos de democracia e de respeito pela vontade expressa do eleitorado, que nos sufragou, de forma expressiva, a sua confiança, a situação agora adquire contornos clamorosos!

Alegando que se trata duma iniciativa da responsabilidade da própria Câmara, estará o actual Executivo, no final do ciclo das suas iniciativas de Presidência Aberta, a ensaiar o desrespeito dos desrespeitos? Aguardamos com expectativa!

Para além de tudo isto, surge também oportuno expressar votos para que o resultado destas acções não seja condizente com o "pingue-pingue" em que as mesmas se concretizaram!

11 Presidências Abertas em 11 meses!

Apetece dizer que, afinal, vale de alguma coisa, terem passado a ser apenas 11 as freguesias. Mais que não seja para permitir que num ano seja possível ao actual Executivo fazer o giro por todas elas. Se se mantivesse a anterior organização administrativa, as coisas complicar-se-iam... levando a admitir que seriam então necessários uns longos 20 meses para tomar o pulso às suas necessidades.

Manter-nos-emos atentos à dinâmica da concretização das obras e das benfeitorias anunciadas, mas "a julgar pela amostra", não parece promissora.
Terminamos como começámos, socorrendo-nos da afirmação de Sá Carneiro: A democracia aprende-se pelo exercício e constrói-se por meios democráticos.
Pelo que nos vem sendo dado a vivenciar em Sintra, percebemos que quase 40 anos depois, houve ainda muitos que não o perceberam!

Aos 4 de Dezembro de 2014

Os Vereadores eleitos pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”

Sem comentários:

Enviar um comentário