segunda-feira, setembro 14, 2015

INTERVENÇÃO NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO DE MOURO

Na última reunião da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro, realizada a 10 de setembro, os vogais eleito pelo Movimento produziram várias intervenções. Merece destaque  a reflexão que foi feita sobre o Relatório Trimestral apresentado pela Junta de Freguesia:

"Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia e restantes membros da Mesa,
Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
Exmas. Senhoras e Senhores membros da Assembleia de Freguesia,
Exmas. Senhoras e Senhores fregueses,

O movimento independente Sintrenses com Marco Almeida considera que o relatório do 2º trimestre está bem elaborado, respeitando (indo ao encontro) do Plano de Atividades proposto para 2015.

Sem pôr em causa o empenho e dedicação do senhor Presidente e restantes elementos do executivo  no desempenho das suas funções, pretendemos fazer alguns reparos:

1 – Parque Urbano
Exmo Sr. Presidente na sua nota introdutória ao Relatório de Atividades  do 2º Trimestre menciona que “o dia 24 de maio de 2015 será recordado como uma data chave na caminhada da população de Rio de Mouro em busca da qualidade de vida desejada e merecida. A inauguração do parque Urbano da Rinchoa-Fitares é um marco histórico no percurso da nossa Vila”.
Não temos dúvidas que, foi uma data importante para a população de Rio de Mouro na caminhada para uma melhor qualidade de vida.
É um marco importante na gestão deste executivo e congratulamo-nos com isso.
Mas, na nossa perspetiva é igualmente de considerar e enaltecer a opção política de fazer a reserva daquele espaço, há longos anos, para dar resposta a necessidade básicas da população de Rio de Mouro e do Município tendo para o efeito sido considerados os enormes défices existentes na Freguesia e no Município ao nível de infra-estruturas desportivas.
No que se refere ao Parque Urbano pensamos que perseguimos os mesmos objectivos, melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos Riomourenses, no entanto utilizaríamos estratégias diferentes. Alertamos em devido tempo, que para que todo o potencial ecológico, social, estético e económico fosse cumprido, seria fundamental a coexistência de espaços com funções diversificadas isto é, que o parque fosse um espaço integrado que tivesse várias valências para dar resposta a algumas das necessidades básicas da população.
Todos sabemos que o sucesso dos espaços públicos depende de todos os cidadãos e da sua participação. No entanto, para que tal aconteça, estes têm de responder a todas as suas necessidades, independentemente do seu estrato social, etnia ou faixa etária, pois a comunidade de hoje é cada vez mais diferenciada, e não devem existir indivíduos mais privilegiados do que outros.
Assim sendo, os espaços públicos não devem ser estáticos e simples elementos decorativos no panorama urbano. Devem ser mutáveis e atentos a essas mesmas necessidades e vontades, respondendo a carências através de soluções que estejam de acordo com as exigências das populações caso contrário assistimos a atos impróprios de uma sociedade civilizada.
Gostaríamos de ver o executivo da J.F. a defender de uma forma clara e consequente, contribuir com uma intervenção política enérgica junto da autarquia para suprir os enormes défices existentes em instalações de base recreativa e formativa, dando assim resposta a necessidades básicas consagradas na Constituição da República Portuguesa e de acordo com a Lei de Bases do Sistema Desportivo e da competência do Município.

2 - Ação Social
No que se refere à Ação Social, congratulamo-nos com o acordo/parceria com a “Associação Educar a Ser” que permitirá à Junta de Freguesia de Rio de Mouro começar a disponibilizar a toda a população da freguesia a cobertura de Psicologia.
Como tem sido hábito a Junta de Freguesia protocolar todas estas iniciativas, estranhamos não elaborarem um protocolo com esta Associação pelo que solicitamos um esclarecimento do Senhor Presidente.

3 - Na Cultura e Animação Sociocultural
Gostaríamos de realçar o trabalho desenvolvido ao nível da cultura, pois reconhecemos o esforço e o empenho do executivo.
 Sem pôr em causa os Programas “Rio de Mouro-Mexe Contigo” e  “Ritmos Urbanos” que consideramos importantes, recordamos que quando da apresentação do Plano de Atividades 2015, informamos que  gostaríamos de ter acesso aos seus  documentos orientadores para ter conhecimento dos projetos que os integram e os objetivos que os norteiam.
Sr. Presidente penso que a Assembleia agradecia que fossem disponibilizados os documentos, pois teria um conhecimento mais profundo desta área de intervenção.

Senhor Presidente,
plagiando as suas palavras “CONTINUAMOS A ACREDITAR QUE RIO DE MOURO PODE SER UMA FREGUESIA DE REFERÊNCIA NO CONTEXTO CONCELHIO”. Para o efeito o Movimento Independente Sintrenses com Marco Almeida continuará a dar os seus contributos naquilo que acredita para atingir este objetivo e consequentemente melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos Riomourenses.

Os Vogais do Movimento
Sílvia Nogueira
José Costa
Helena Quintas
Ana Onofre”

Sem comentários:

Enviar um comentário