Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” alertam para o anunciado encerramento dos serviços de Obstetrícia no Hospital Fernando da Fonseca
Na reunião camarária de hoje, 3 de Junho, um dos temas levantados pelos Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” prendeu-se com o anunciado encerramento da valência de
Obstetrícia no Hospital Fernando da Fonseca, em consequência da reorganização dos serviços hospitalares decretada pela Portaria nº 82/2014 de 10 de Abril.
Obstetrícia no Hospital Fernando da Fonseca, em consequência da reorganização dos serviços hospitalares decretada pela Portaria nº 82/2014 de 10 de Abril.
Através dela, são definidos critérios de classificação dos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde de acordo com a natureza das suas responsabilidades e quadro de valências exercidas, bem como o seu posicionamento na rede hospitalar.
O resultado é que o Hospital Fernando da Fonseca, que pertence ao Grupo I (com uma área de influência directa para as valências existentes entre 75.000 e 500.000 habs.) deixará deter obstetrícia.
E assim deixará de haver partos no hospital que tem entre os seus utentes muitos milhares de munícipes de Sintra!
Para um município que apresenta o saldo natural mais alto, ou seja um saldo demográfico positivo, já que nele ainda se nasce mais do que se morre - com os nascimentos em 2013 a superar em mais de 1000 os óbitos -, esta notícia só pode suscitar surpresa e incredulidade.
Cremos crer que o recuo na decisão não será um parto difícil!
Aos 3 de Junho de 2014
Os Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”
Sem comentários:
Enviar um comentário